segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Sistema carcerário japonês...


A filosofia que dirige o sistema carcerário japonês é diferente da que rege todos os outros presídios ocidentais, que tentam reeducar o preso para que ele se reintegre a Sociedade. O objetivo, no Japão, é levar o condenado ao arrependimento. Como errou, não é mais uma pessoa honrada e precisa pagar por isso. 

“Além de dar o devido castigo em nome das vítimas, o período de permanência na prisão serve como um momento de reflexão no qual induzimos o preso ao arrependimento”, explica Yutaka Nagashima, diretor do Instituto de Pesquisa da Criminalidade do Ministério da Justiça.

Os métodos para isso são duros para olhos ocidentais, mas em nada lembram os presídios brasileiros, famosos pela superlotação, formação de quadrilhas, violência interna e até abusos sexuais.


* Organização e limpeza imperam.

* Detentos têm espaço de sobra.

* Ficam no máximo seis por cela.

* Estrangeiros têm um quarto individual.

* Ninguém fica sem trabalhar e não tem tempo livre para arquitetar fugas.

O dia do preso japonês começa às 6h50min. O preso volta à cela e fica ali até 17h25min, quando sai para o jantar. Às 20h tem que retornar ao quarto, de onde só sairá no dia seguinte.

Banhos não fazem parte da programação diária. No verão eles acontecem duas vezes por semana. No inverno apenas um a cada sete dias.

“Não pode ser diferente porque faltam funcionários. Mas damos toalhas molhadas para eles limparem o corpo”, justifica-se Yoshihito Sato, especialista em segurança do Departamento de Correção do Ministério da Justiça.


Apesar das reclamações, quem vêm do exterior, recebem um tratamento melhor que os japoneses:

- Além do quarto individual, ganham cama e um aparelho de televisão onde passam aulas de japonês.

- A comida é diferenciada. Não é servido nada que desagrade religiosamente qualquer crença de um povo. Para os arianos, por exemplo, não é oferecida carne bovina.

O Japão não aceita acordos de extradição. Afinal, como causou sofrimento à população, o criminoso tem que pagar por isso no Japão mesmo. 


Logo ao chegar à penitenciária, os presos recebem uma rígida lista do que poderão ou não fazer:

- Olhar nos olhos de um policial, por exemplo, é absolutamente proibido.

- Cigarro não é permitido em hipótese alguma.

- Na hora da refeição o detento deve ficar de olhos fechados até que receba um sinal para abri-los.

- Qualquer transgressão a uma das determinações e o detento termina numa cela isolada. Apesar de oferecer tudo o que teria num quarto normal (privada, pia e cobertor), ela tem pouca iluminação. Se houver reincidência na falha, será punido com algemas de couro, que imobilizam os braços nas costas. Sem a ajuda das mãos, o preso tem que comer como se fosse um cachorro. Também tem dificuldades para fazer as necessidades fisiológicas. 

Assim, conhecido o caso japonês, é interessante ver que nenhuma ou quase nenhuma “Ong” de direitos humanos interfere no sistema, dita políticas ou o governo permite que Senador (como fez, numa ocasião, o senador Eduardo Suplicy) durma entre os presos, sob a justificativa de impedir represálias do Estado após rebeliões. 

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Imigrantes na Alemanha...


Um somali chega em Berlim, Alemanha, como um imigrante. Ele se dirige à primeira pessoa que vê andando na rua e diz:
- Obrigado Sr. Alemão por me deixar ficar neste país, dando-me casa, dinheiro para comida, assistência médica grátis, educação grátis e nenhum imposto!

- Você está enganado, eu sou afegão!

O somali segue pela rua e encontra outro pedestre:
- Obrigado por terem um tão maravilhoso país aqui na Alemanha!

- Eu não sou alemão, sou iraquiano!


O recém chegado continua andando e a próxima pessoa que ele vê ele para, estende a mão e diz:
- Obrigado pela maravilhosa Alemanha!

- Eu sou do Paquistão, eu não sou da Alemanha!

Finalmente ele vê uma simpática senhora e pergunta:
- A senhora é alemã?

- Não, sou da Índia!

Confuso, ele lhe pergunta:
- Mas onde estão todos os alemães?

A indiana olha para seu relógio e responde:
- Provavelmente trabalhando...

Qualquer semelhança com a Bolsa Família será mera coincidência...

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A Lei do Retorno...


Fleming era um pobre lavrador escocês. Certo dia dia, enquanto trabalhava para ganhar o sustento para a sua família, ouviu um pedido de socorro proveniente de um pântano que havia na redondeza. Mais do que rapidamente o Sr. Fleming largou tudo o que estava a fazer e correu ao pântano.

Ao chegar lá, deparou-se com um rapazinho enterrado até à cintura, gritando por socorro e tentando desesperadamente e em vão, libertar-se do lamaçal onde havia caído. O Sr. Fleming retirou o rapazinho do pântano, salvando-o assim da morte certa. 

No dia seguinte, chegou uma elegante carruagem à humilde casa onde os Fleming moravam, donde saiu um nobre elegantemente vestido, que se lhe dirigiu apresentando-se como o pai do rapazinho que salvara da morte no pântano.


- Quero recompensá-lo. O senhor salvou a vida do meu filho!

- Não posso aceitar dinheiro pelo que fiz. Eu o fiz popis era o certo a ser feito!

Neste exato momento o filho do lavrador apareceu à porta da casa. 

- É seu filho? - perguntou o nobre. 

- Sim!

- Então, proponho-lhe o seguinte: deixe-me proporcionar ao seu filho o mesmo nível de instrução que proporcionarei ao meu. Se o seu rapaz sair ao senhor, não tenho dúvida alguma que se converterá num homem de que ambos nos orgulharemos!

Nessa proposta o Sr. Fleming aceitou, e o filho do humilde lavrador frequentou as melhores escolas e formou-se em Medicina na famosa Escola Médica do St. Mary's Hospital de Londres, onde mais tarde veio a se tornar um médico brilhante e ficou mundialmente conhecido como Dr. Alexander Fleming, o descobridor da Penicilina!


Anos mais tarde, o filho do nobre, então já adulto, adoeceu com uma pneumonia. E para salvar-lhe a vida, a penicilina inventada por Fleming lhe foi ministrada!

Apenas para fins de esclarecimento: o nobre que investiu na formação e carreira profissional do Dr. Alexander Fleming foi Sir Randolph Churchill...

O filho do nobre, que em duas situações distintas foi salvo pela família Fleming, foi Sir Winston Churchill !!

O que vai, certamente volta!!!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

A rolha...


Um Supervisor visitou uma escola fundamental e, ao chegar,  observou que uma professora estava entrincheirada atrás de sua mesa enquanto os alunos faziam a maior bagunça; o quadro era realmente deveras caótico.

Decidiu, então, se apresentar:
- Com licença, sou o Supervisor... Algum problema? 

- Estou completamente perdida, senhor, não sei o quê fazer com estas crianças... Não tenho lâminas de apresentações, nem tampouco livros; o ministério não envia sequer o mínimo material didático, não possuo recursos eletrônicos, não tenho nada novo para lhes mostrar muito menos o quê lhes dizer! ?


O Supervisor olhou à sua volta e nisto encontrou uma rolha. Tomando-a com as mãos falou com as crianças:
- Alguém sabe o que é isto? ?

- Uma rolha! - gritaram os alunos surpresos.

- Muito bem. E de onde vem a rolha? -

- Da garrafa. Uma máquina a coloca. De uma árvore. Da cortiça. Da madeira. 

- E o que dá para fazer com madeira? ? continuava entusiasta o docente.

- Cadeiras. Uma mesa. Um barco! 

- Muito bem, então teremos um barco. Quem se anima a desenhá-lo? Quem faz um mapa na lousa e indica o porto mais próximo para o nosso barquinho? Escrevam a qual Estado brasileiro corresponde. E qual é o outro porto mais próximo que não é brasileiro? A qual país corresponde? Alguém lembra que personagens famosos nasceram ali? Alguém lembra o que é produzido nesse país? Por acaso, alguém conhece alguma canção desse lugar?

E assim, começou uma aula variadíssima de desenho, geografia, historia, economia, música, biologia...


A professora ficou muito impressionada, e ao final da aula disse ao Supervisor:
- Senhor, nunca esquecerei a valiosa lição que hoje me ensinou. Muitíssimo obrigada!!!

O tempo passou e o mesmo Supervisor voltou à escola e procurou pela professora. A encontrou novamente encolhida atrás de sua mesa e os alunos em desordem total.

- Professora, o que houve? Estás lembrada de mim?                       
- Mas é claro, como poderia esquecê-lo? Que sorte que o senhor apareceu! Pois não sei onde o senhor guardou a rolha...
                             
Quem não possui vocação para o que pretende realizar, nunca encontrará a rolha!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Insatisfação...


* 122 pares de sapatos e ela não encontrava um que servisse para aquela festa...
* 20 ternos e ele estava achando todos um lixo...
* Geladeira cheia e o menino batia a porta por não encontrar uma coisa gostosa...
* Calmante forte, com tarja preta e receita, mas eles não conseguiam dormir...
* Carro do ano na garagem, mas não sabiam para onde ir...
* Casa de luxo na praia, mas estava fechada a mais de meses...
* Celular último tipo, tablet, Smartphone, DVD, Karaokê, Notebook, Câmera digital, Vídeo Game In Box, jogos de última geração, TV a cabo, Internet... e muita, muita insatisfação!!!

Estamos nos armando de tudo o que é tipo de tranqueira material para suprir o vazio que nada preenche. Vamos ao supermercado esperando encontrar felicidade nas prateleiras, mas voltamos frustrados, com o carro cheio e a alma vazia.


Nunca o homem teve tanto acesso a Deus e nunca ficou tão distante como agora: tantos templos, tantas religiões, tantas definições,  ideologias, doutrinas, crenças... e mesmo assim o homem se afasta cada vez mais do seu Criador.

Por isso a carência afetiva, as doenças nervosas, a violência que se espalha, o consumismo desenfreado que gera as diferenças sociais tão brutais.

E ao final do dia nada saciou o homem - quanto mais ele acumula, quanto mais possui, mais vazio vai se tornando !!


QUANTOS GRITAM ONDE ESTÁ DEUS? SERÁ QUE DEUS REALMENTE EXISTE? Cegos pelo orgulho que não permite ver que Ele nunca se ausentou, sempre esteve na sua vida, no seu dia, na sua família... mas Seu nome jamais foi chamado, a não ser nas desgraças e nos momentos de dor e sofrimento.

Você convidou Jesus para almoçar com você hoje?

No dia do seu casamento você mandou o primeiro convite para Ele? Ao menos foi convidado?

Na sua formatura Ele esteve presente? 

Nessa manhã, ao levantar-se, você falou com Ele? Ou se encontra cansado daquela oração velha e repetida onde, ao abrir os olhos, têm a nítida sensação de que absolutamente nada aconteceu, e a vida se encontra da mesma forma como estava imediatamente antes de ajoelhar-se??


Sua desesperança aumenta à medida que lê esse texto, e desejas muito tomar uma atitude de mudança em sua vida, mas não sabe como??

Mas há sim uma solução... antes mesmo de concluir essa leitura sentirás uma verdadeira paz em seu coração...

DEUS ESTÁ OLHANDO NESSE MOMENTO PARA VOCÊ, LÁ DO ALTO DO SEU TRONO CELESTE, E FALANDO SEU NOME!!

Para saber o que mudar em sua vida, releia cuidadosamente cada ponto do texto acima, tendo em mente a frase "DEUS EM MINHA VIDA"...

Adaptado de Paulo Roberto Gaefke