segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Significado de "Quinto dos Infernos"...


Durante o Século 18, o Brasil-Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso País e correspondia a 20% (ou seja, 1/5) da produção. Essa taxação altíssima e absurda era chamada de "O Quinto".

Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro, e o "Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que, quando se referiam a ele, diziam "O Quinto dos Infernos", revoltando a população com o passar do tempo, a ponto de gerar o incidente chamado de "Inconfidência Mineira", que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a carga tributária brasileira chegou ao final de 2011 a 38%, ou seja, quase 2/5 (dois quintos) de nossa produção!!!

Significa que pagamos hoje literalmente "dois quintos dos infernos" de impostos para sustentar a corrupção, os mensaleiros, o Senado com sua legião de "Diretores", a festa das passagens, as comissões, viagens dos aviões da FAB...

A TEMPO: Tiradentes foi enforcado porque se revoltou contra a injustiça de pagar apenas a metade dos impostos que pagamos atualmente... e se ele estivesse vivo, o que pensaria???

2 comentários:

  1. Realmente, está mais do que na hora de fazermos a segunda inconfidência mineira, temos que achar mais tiradentes ente os brasileiros.

    ResponderExcluir

Nesse exato momento seu comentário está sendo analisado, e caso NÃO possua palavrões será aprovado dentro de alguns minutos..

AGRADECIDO por postar seu comentário!! Você está contribuindo ainda mais para melhorar esse espaço que é de todos!! :-)

Grande abraço em Cristo!!

Anderson Rieper